sábado, 9 de abril de 2016

Histerossalpingografia

Difícil é conseguir dizer o nome deste exame sem vacilar. Chiça! Só o nome já deixa em pulgas...

Na consulta, quando o médico informou que teria que realizar este exame acenei com a cabeça como se soubesse do que se tratava (pensava eu ser mais uma ecografia com o nome esquisito). Ele fez questão de quebrar o meu entusiasmo e avisou-me que era um exame "um pouco chato de realizar", logo ali fiquei "com a pulga atrás da orelha"!

Nada como chegar a casa e pesquisar. Lembro-me que tive que recorrer à folha de marcação para conseguir escrever "HIS TERO SSAL PIN GO GRAFIA"! Ufaa... E mais valia não ter pesquisado nada!

Alguns relatos são assustadores e posso confessar que até realizar o exame estava num estado de medo que não é comum em mim.

Mas o que tem que ser tem muita força e lá fui eu, no dia marcado, cheia de vontade que aquilo passasse! O exame, que serve para avaliar o útero e as trompas, é essencial para continuar o nosso caminho, logo não há nada a fazer, tinha que passar por aquilo. Mandaram-me despir da cintura para baixo e colocar uma bata, logo a seguir veio uma enfermeira administrar um injetável com um relaxante muscular "que caneco - pensei eu - é porque deve doer". Foi-me administrado o contras-te e fiz o exame. A verdade é que não custou assim tanto. Ok, não é completamente indolor. Mas também não foi tão difícil como imaginei (felizmente!)...

O resultado foi favorável. Tudo está bem... Continuamos na procura!

P.S. - A todas as leitoras que tem que fazer a Histerossalpingografia, vão com tudo! E lembrem-se, muitas mulheres engravidam após realizarem este exame!

Nenhum comentário:

Postar um comentário